sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Desafio Solar em Paraty

Este final de semana embarcamos para mais um Desafio Solar Brasil em Paraty. Acompanhe o release do evento:

O Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Prefeitura de Paraty e o Instituto Náutico de Paraty, realiza do dia 2 ao dia 5 de novembro a terceira etapa do Desafio Solar Brasil 2010, o rally de barcos movidos apenas a energia solar. Esta etapa do evento contará com 14 competidores, incluindo equipes da UFRJ, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de escolas técnicas. As equipes serão divididas em duas categorias distintas: serão 10 catamarãs e 4 monocascos. O objetivo do evento é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

A primeira etapa da competição de 2010 ocorreu em Niterói, no Clube Naval Charitas, em maio deste ano; a segunda etapa foi realizada em Cabo Frio, no mês de setembro. Para esta terceira etapa, haverá um estreante em cada categoria: a UNIVALI participará com um monocasco e o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (LAFAE), da UFRJ, entrará na competição com o catamarã “Mangue”.

Festa do Mar e do Sol
Concomitantemente à realização do Desafio Solar Brasil 2010, ocorrerá também em Paraty, de 4 a 6 de novembro, a Festa do Mar e do Sol, que oferecerá às crianças de Paraty diversas oficinas relativas a mergulho, navegação, construção naval, arquitetura, saúde e primeiros socorros e uso de energias limpas.

Programação cultural conta com show da Clarice Magalhães
A programação do Desafio Solar Brasil conta ainda com o show da cantora Clarice Magalhães, um dos nomes mais promissores do cenário musical carioca, tendo seu primeiro CD lançado em dezembro de 2009, consagrando os anos de experiência musical que possui. Demonstrando seu interesse também em questões ambientais, ela se apresentará em Paraty no dia 5 de novembro, encerrando o evento em grande estilo, ao som do seu samba original e de alto nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário