quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vento Sul é reformado para competir em Paraty

Para deixar o primeiro barco da equipe mais competitivo e mais eficiente, reformamos o Vento Sul durante o mês de outubro. A primeira coisa a fazer foi desmontar toda a embarcação, para vermos o que poderia ser melhorado. Logo nos primeiros dias do mês, foi realizado um brainstorming para decidir como proceder em cada situação e o que seria utilizado a partir de mateirais antigos e o que seria renovado.

Feito isso, conseguimos recursos via Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e partimos para as compras e construção! Durante todo o mês, utilizando o dotproject da equipe como ferramenta para distribuição e controle das tarefas, a equipe trabalhou a todo vapor no LIC, local utilizado como oficina da equipe, inclusive em fins de semana e feriados.

Ao final, as principais mudanças foram:


1. retirar todo o peso desenecessário, da seguinte forma:

- colocamos o piloto dentro de um dos cascos para retirar uma placa de madeira que sustentava o piloto no centro, o que levou a redistribuição do peso leve para o equilibrio de forças e modificação de todo arranjo do barco;

- refizemos toda estrutura interna dos cascos;
- substituimos os tubos de aço por perfis de alumínio;
- trocamos as baterias de chumbo pelas de Li-FePO4, muito mais leves e eficientes;

- retiramos tudo que estava superdimensionado, como excessos de resina e madeira.


2. potencializamos a propulsão, utilizando um motor de alta eficiencia e hélice de alumínio.

3. criamos um sistema de direção leve e de boa dirigibilidade.

4. organizamos os compartimentos e controles dos equipamentos eletrônicos de modo a distribuir bem o peso e utilizar o mínimo de cabos possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário