quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vento Sul vence Desafio Solar Brasil!!!

Mesmo sem engenharia naval UFSC chega em primeiro!

O improviso de nossos engenheiros mecânicos e o gerenciamento de energia de nossos engenheiros eletricistas formaram a fórmula perfeita da vitória. Neste último sábado a equipe Barco Solar UFSC subiu ao pódio em primeiro lugar com um somatório de tempo de 22h e 31m, 40 minutos na frente do segundo colocado, mostrando a todos que foi possível! Construímos um barco movido a energia solar em duas semanas, com pouco recurso, sem local definido para trabalhar e principalmente, pouco conhecimento na área naval.

Nosso barco chegou em Paraty muito pesado e desalinhado com a linha d'agua. Em contra partida tínhamos a telemetria que nos dizia exatamente quando acelerar e quando reduzir, motivo pelo qual fomos a única equipe a cruzar a linha de chegada na primeira regata (dia com muita chuva e prova longa).

Os dias seguintes foram mais tranquilos, já que ficamos com esta folga do primeiro dia, mas isso não foi motivo para tranquilidade, todos continuavam a trabalhar no barco visando melhorias.
Na quinta-feira nossos motores definitivos chegaram, mais potentes, deixaram nosso barco muito mais rápido.

No último dia de regata, nossa vitória já era garantida. Ao colocarmos os motores para funcionar um deles não ligou e o outro parou de funcionar no meio da prova! Isso nos mostrou que ainda temos muito a aprender para as próximas competições.

Ganhamos! Mas não ganhamos somente no final, ganhamos ao aceitar este desafio, ganhamos ao colocar o barco pela primeira vez na água e vê-lo flutuar, ganhamos ao chegar em Paraty sem muita expectaiva de vitória e verificarmos que estávamos errados! Ganhamos as amizades, ganhamos muito conhecimento.

É a primeira página de nosso livro, ainda temos muito à percorrer.

Agradeço a toda a equipe e todos que acreditaram em nós
Marília Carlini Freire
Coordenadora Equipe Barco Solar UFSC


5 comentários:

Unknown disse...

Emoção...

Unknown disse...

Sem mais a adicionar!! só as fotinhas..

Unknown disse...

Parabéns a todos! Agora é aprender com os erros e problemas enfrentados, trabalhar os conceitos que estão faltando e com certeza vocês farão muito melhor na próxima competição!!

Ronaldo

Unknown disse...

brilha muito no curintia!

teste disse...

Parabens galera!

Postar um comentário